SALVADORÚLTIMAS

Você piscou e chegou: novo trem pode levar passageiros de Salvador a Feira em 35 minutos

O projeto que prevê a construção de uma ferrovia ligando Salvador a Feira de Santana avança em ritmo acelerado. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (14) pelo Portal A TARDE, os estudos de viabilidade técnica do novo modal estão em fase final de ajustes e devem ser concluídos em breve.

A obra está sendo articulada pela empresa TIC Bahia Ltda., que protocolou no fim de maio um pedido de outorga junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para dar prosseguimento ao processo de autorização ferroviária. O objetivo é viabilizar a implementação do sistema, que pretende conectar as duas maiores cidades da Bahia por meio de transporte sobre trilhos.

No último dia 12 de junho, o deputado federal Zé Neto (PT-BA) e representantes da TIC Bahia — incluindo o empresário Osvaldo Ottan, o engenheiro Danilo Silva e o advogado Ronaldo Mendes — apresentaram o projeto ao ministro dos Transportes, Renan Filho. A proposta também foi discutida com membros do governo estadual durante reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) no final de junho.

Etapas seguintes

Segundo o Ministério, após a finalização dos estudos, o material seguirá para avaliação técnica da ANTT. Em seguida, será submetido a audiência pública, etapa em que a sociedade poderá conhecer os detalhes da proposta e apresentar contribuições.

De acordo com informações já divulgadas, o projeto prevê uma redução significativa no tempo de deslocamento entre Salvador e Feira de Santana: dos atuais 71 minutos para cerca de 35 minutos. A previsão é de que o novo modal atenda até 85 mil passageiros por dia. O investimento estimado é de R$ 6,8 bilhões.

A linha férrea terá cerca de 98 km e será operada por trens de passageiros com velocidade de até 160 km/h, além de trens de carga que poderão atingir até 120 km/h. A proposta também prevê o uso da infraestrutura para facilitar o escoamento de mercadorias em direção ao Porto de Salvador e à Baía de Todos-os-Santos.

Estações e integração

Ao todo, estão previstas 10 paradas ao longo da ferrovia, sendo oito estações de passageiros e dois pátios logísticos. A primeira estação será instalada em Águas Claras, na capital, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), ao VLT em construção na região e à nova rodoviária de Salvador, prevista para inauguração até outubro deste ano.

Outras estações estão previstas para os municípios de Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe. Em Feira de Santana, os trens devem parar inicialmente na Estação Noide Cerqueira e finalizar o trajeto na futura Estação Rodoferroviária Contorno.

Foto: Infostella / Criada com IA