SALVADORÚLTIMAS

Adeus engarrafamento? Avenida Jorge Amado é requalificada e ganha duas faixas por sentido

A Avenida Jorge Amado, uma das principais ligações entre os bairros do Imbuí e da Boca do Rio, foi entregue requalificada nesta sexta-feira (18). A obra, realizada pela Prefeitura de Salvador, contou com investimento de R$ 9,5 milhões e abrangeu 1,6 km de extensão, incluindo a duplicação do trecho entre as ruas das Araras e Santo Antônio.

Além da duplicação, o projeto incluiu nova pavimentação asfáltica, instalação de sinaleiras inteligentes, novo sistema de drenagem, canteiros com paisagismo, baias para ônibus e melhorias na sinalização viária. A avenida também passou a contar com duas faixas em cada sentido, o que deve ajudar a reduzir os congestionamentos frequentes, especialmente nos horários de pico.

A requalificação também contemplou a recuperação de calçadas, melhorias no acesso às ruas transversais e nova iluminação em LED. De acordo com a Diretoria de Iluminação Pública, foram instaladas quase 70 luminárias e cinco postes de fibra, com investimento adicional de R$ 327 mil.

Com grande concentração de comércios, academias e condomínios, a Jorge Amado é um importante corredor viário que conecta a Avenida Paralela à orla. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o projeto foi desenvolvido com base em escuta da comunidade e buscou resolver problemas de sinalização e mobilidade.

Moradores e usuários da via já relatam melhorias na fluidez do tráfego e na organização do trânsito. “Agora está tudo sinalizado, o trânsito flui direitinho”, afirmou Anderson Araújo, comerciante e morador da Boca do Rio. Para João Almeida, motorista de aplicativo de Itapuã, a mudança também é perceptível. “Hoje os motoristas respeitam mais os semáforos. Gostei da organização. Mudou para melhor”, avaliou.

A obra faz parte de um conjunto de intervenções viárias realizadas na região nos últimos anos, incluindo melhorias na Estrada do Curralinho e abertura de novas ligações entre o Imbuí, Stiep e Boca do Rio. Segundo a gestão municipal, essas iniciativas têm contribuído para a redução no tempo médio de deslocamento na cidade.

Foto: Betto Jr./ Secom PMS