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Primeiro pilar da Ponte começa a ser construído em junho de 2026; veja detalhes do cronograma

A construção da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica já tem data marcada para começar: junho de 2026. O anúncio foi feito na última semana pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, durante apresentação do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Considerada uma das maiores obras de infraestrutura do país, a ponte terá 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, tornando-se a maior da América Latina sob lâmina d’água.

O empreendimento prevê também uma série de intervenções viárias em Salvador, como túneis e viadutos para conectar a ponte à Via Expressa, além das avenidas Jiquitaia e Engenheiro Oscar Pontes. Do outro lado, no município de Vera Cruz, haverá ligação com a região da Gameleira, além de uma nova rodovia e a duplicação de trechos da BA-001.

O prazo de conclusão da obra é junho de 2031. Antes disso, em maio de 2026, deve ser iniciada a construção da plataforma provisória do projeto, que servirá como apoio logístico e levará cerca de um ano para ser concluída.

Segundo o Governo do Estado, a expectativa é de que o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica gere sete mil empregos diretos e beneficie cerca de 10 milhões de baianos em aproximadamente 250 municípios. Além de representar um marco para a mobilidade regional, a iniciativa deve impulsionar setores como logística, comércio, indústria, turismo, mercado imobiliário e serviços.

Durante a apresentação na Alba, o superintendente de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Mateus Dias, reforçou que o cronograma está mantido. “Estamos na fase de licenciamento, que inclui escutas às comunidades tradicionais da ilha e análises do Inema. A previsão é que em junho de 2026 iniciemos a obra principal, com toda a infraestrutura de apoio já mobilizada”, disse.

O projeto será dividido em cinco trechos: acessos viários em Salvador; ponte Salvador–Ilha de Itaparica; ligação da ponte à nova variante na Ilha; nova variante rodoviária em Itaparica (desvio de Mar Grande); e recuperação e duplicação da BA-001 até a cabeceira da Ponte do Funil.

Para a deputada Ivana Bastos, a obra representa um marco de integração regional. “É um projeto de desenvolvimento com responsabilidade, que abre caminhos para uma nova era de crescimento na Bahia”, afirmou.

Também foi confirmada a criação de uma secretaria especial provisória para coordenar a execução até que a gestão seja transferida para a Parceria Público-Privada (PPP) já firmada em 2020.

Foto: Divulgação / Governo do Estado da Bahia