Obra de R$93,3 mi transforma Bairro da Paz e promete fim dos alagamentos
Os moradores do Bairro da Paz, do Km 17 e da Vila Romana, em Itapuã, passaram a conviver com uma nova paisagem urbana após a entrega, nesta segunda-feira, 22, de uma etapa das obras de macrodrenagem e urbanização do Canal Mangabeira.
Inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues, a intervenção elimina pontos históricos de alagamento, amplia a infraestrutura da região e cria novos espaços de lazer, convivência e mobilidade.
O investimento nesta etapa foi de R$ 93,3 milhões, parte de um conjunto de intervenções que somam R$ 400 milhões, fruto da parceria entre os governos estadual e federal para recuperação ambiental e urbanística da bacia dos rios Jaguaribe e Mangabeira.
A etapa entregue contempla 2,44 quilômetros de canalização e revestimento da calha dos rios, com recursos de R$ 40,4 milhões do Governo do Estado e R$ 52,8 milhões do Governo Federal.
Ao inaugurar a obra, Jerônimo Rodrigues destacou o compromisso com a inclusão social e a valorização dos bairros da capital. “Salvador tem bairros lindíssimos e importantes, mas esquecidos. Nossa capital tem a beira da praia, a orla. Mas nós estamos dentro de um bairro importante que ajudou a gente a construir uma imagem forte da qualidade do povo soteropolitano”, afirmou, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior. “Essa é a Salvador que nós queremos mostrar, do Km 17, Bairro da Paz, de pessoas trabalhadoras, que merecem moradia digna. Nosso investimento aqui revela isso”, completou.
Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a intervenção integra as obras de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, que abrangem mais de dez quilômetros e beneficiam diretamente bairros como Piatã, Itapuã, Alto do Coqueirinho e Bairro da Paz.
Além da solução para drenagem, o projeto inclui urbanização, pavimentação, ciclovias, equipamentos de lazer e melhorias sanitárias. Onde antes havia ocupações vulneráveis e áreas sujeitas a inundações, surgiram calçadão, ciclovia, pista de cooper e via pavimentada.
O coordenador executivo da Conder, Ide Saffe, explicou a complexidade das ações no trecho entregue. “Realizamos uma grande transformação. Essa talvez tenha sido a etapa mais difícil. Aqui temos ciclovia, toda a canalização e resolvemos os problemas históricos de enchente, entregando à comunidade uma obra de urbanização muito grande. As pessoas já estão valorizando mais o bairro”, disse.
Moradores celebraram a mudança. A aposentada Dil Alves disse que a área se transformou: “Mudou muito. Antes era só mato, o esgoto vivia entupido e a área era feia. Agora está tudo lindo. Todo dia eu venho fazer meu exercício. Para mim está maravilhoso”.
O barbeiro Davi Nascimento, residente há mais de 25 anos, afirmou que a nova paisagem tem atraído mais movimento e comércio local. “O rio aqui dava problema direto. Quando chovia, alagava a casa de todo mundo. Muita gente deixava de vir aqui por causa do lugar que era feio. Agora ficou bonito. O pessoal até dos condomínios vizinhos está parando aqui”, relatou.
As intervenções de urbanização também incluíram parque infantil, academia ao ar livre, sistema de drenagem, meio-fio, sarjetas e nova rede de coleta de esgoto. Duas quadras esportivas já foram entregues: uma próxima à Creche Primeiros Passos, no Bairro da Paz, e outra no Km 17.
As obras seguem avançando em outros trechos da bacia. Segundo Ide Saffe, uma nova etapa já está em execução na região de Itapuã. “Teremos ainda a Etapa Itapuã, no Rio Mangabeira, com investimento em torno de R$ 80 milhões. O trecho vai da região do Parque de Exposições até a Avenida Paralela. Com previsão de entrega para este ano ainda”, informou.
