NEGÓCIOSÚLTIMAS

Briga bilionária: Carrefour e Grupo Mateus travam guerra pelo antigo Hiperbompreço do Iguatemi

Um novo capítulo marcou a disputa entre Carrefour e Grupo Mateus pelo antigo Hiperbompreço do Iguatemi, em Salvador. Segundo revelou o jornalista Jairo Costa Júnior, em sua coluna Metropolítica, no portal Metro1, publicada em 28 de agosto de 2025, uma reunião recente entre representantes das duas redes terminou sem acordo e mantém em suspenso os planos para o imóvel.

De acordo com a apuração da coluna, o Carrefour rejeitou a proposta de R$ 70 milhões feita pelo Grupo Mateus pela fatia de 30% do imóvel e exigiu R$ 100 milhões para encerrar a disputa. A oferta foi prontamente recusada pela rede maranhense, que controla os outros 70% do terreno por meio do empresário Renato Furtado Zenni.

O Grupo Mateus, segundo relatado por Costa Júnior, argumentou que aceitaria vender sua participação caso o Carrefour aplicasse sobre sua parte o mesmo ágio pedido na negociação. O caso deve agora ser levado pela multinacional francesa à sua cúpula.

Disputa judicial e bastidores

A briga judicial começou em abril deste ano, quando o Carrefour conseguiu na Justiça uma liminar para suspender o contrato de locação do espaço ao Grupo Mateus, alegando conflito de interesses, já que Zenni é sócio dos maranhenses. Pouco depois, o desembargador Raimundo Sérgio Cafezeiro, do Tribunal de Justiça da Bahia, derrubou a liminar e liberou o contrato. Ainda assim, o Carrefour sinalizou que pretende recorrer a instâncias superiores.

Estratégia de mercado

Além do valor do imóvel, analistas ouvidos pela coluna apontam outro motivo para a resistência do Carrefour: evitar que um Hiper Mateus seja instalado ao lado do Sam’s Club, rede administrada pela empresa no Brasil. A presença de um concorrente com política agressiva de preços e ampla variedade de formatos – de atacadões a supermercados premium – representaria uma ameaça direta em um ponto estratégico da capital baiana.

Texto original publicado por Jairo Costa Júnior, na coluna Metropolítica, do portal Metro1, em 28 de agosto de 2025. Foto: Reprodução / Metro1.