BYD qualifica 1ª empresa brasileira como fornecedora oficial; saiba qual

A fábrica da BYD em Camaçari já movimenta toda a cadeia produtiva automotiva no Brasil. A montadora anunciou a qualificação de 106 empresas brasileiras como fornecedoras oficiais de peças para o novo complexo fabril instalado na Bahia. A primeira homologada é a Continental Pneus, instalada ao lado da nova planta, também em Camaçari. Com mais de 150 anos de história, a Continental é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.
Com um investimento de R$ 5,5 bilhões, o complexo da BYD ocupa uma área impressionante de 4,6 milhões de metros quadrados — o equivalente a 645 campos de futebol. A fábrica inicia sua operação com capacidade de produção anual de 150 mil veículos, mas já tem prevista uma expansão para 300 mil unidades na segunda fase.
Inicialmente, a produção será realizada no modelo SKD (Semi Knocked-Down), com montagem de componentes importados. A expectativa, no entanto, é de que a planta evolua gradualmente para uma produção 100% nacional, incluindo processos como estampagem, soldagem, pintura e ampliação do conteúdo local.
Entre as apostas da BYD para o Brasil está o desenvolvimento de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i. O propulsor está sendo desenvolvido em parceria entre cientistas brasileiros e chineses e será adaptado ao uso de gasolina e etanol — o biocombustível símbolo da matriz energética nacional. A promessa é de desempenho elevado e máxima eficiência com base na tecnologia elétrica da marca.
Durante a cerimônia de inauguração da fábrica, nesta terça-feira (1º), o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância estratégica do empreendimento para a economia da Bahia e do Brasil.
“Estamos fazendo história e colocando a Bahia no centro da transição energética global. A fábrica da BYD é reflexo da força do nosso estado, que vem se destacando pela mão de obra qualificada e por um ambiente cada vez mais favorável ao investimento e à geração de empregos”, afirmou o governador.
A expectativa é que o projeto da BYD em Camaçari gere até 20 mil empregos diretos e indiretos ao longo das próximas fases. A INFOSTELLA segue acompanhando todos os detalhes do avanço da montadora chinesa na Bahia.
📲 Acompanhe a cobertura completa no nosso Instagram: @infostella