Da roça para as prateleiras: produtos da agricultura familiar da Bahia conquistam a SuperBahia 2025

A diversidade e a qualidade da produção da agricultura familiar baiana estão em evidência na SuperBahia 2025 – Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacadistas e Distribuidores, que encerra nesta sexta-feira (8) no Centro de Convenções de Salvador.
Durante três dias, um estande de 80 m², organizado pelo Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reuniu cafés, chocolates, cervejas artesanais, polpas de frutas, licuri, mel, queijos, iogurtes, ovos caipiras, flocão de milho, geleias e outros produtos com o tema “Produtos da Agricultura Familiar da Bahia. Qualidade, Diversidade e Sustentabilidade”.
A presença no evento é considerada estratégica para ampliar a inserção dos produtos nas prateleiras de supermercados e atacadistas, firmar novas parcerias comerciais e abrir portas para acordos de distribuição em todo o estado.
“Estar aqui é uma grande oportunidade. Representamos mais de 700 famílias da agricultura familiar e produzimos o melhor palmito do Brasil. Graças ao apoio do Governo do Estado, estamos em contato com empresários de várias regiões e vamos ampliar nossas vendas”, destacou Alexandre Félix, presidente da Cooperativa Agrícola da Bahia (Coab).
Para Deoclécio Miranda, Agente Técnico em Gestão e Acesso a Mercado (ATEG) da Coopamesf – que reúne produtores e apicultores do Médio São Francisco –, a feira também reforça a importância de valorizar produtos típicos como o mel do Velho Chico. “A SuperBahia fortalece a nossa cadeia produtiva, especialmente em momentos desafiadores. O mel é de alta qualidade e aqui está sendo visto, provado e reconhecido”, afirmou.
A Coopaves apostou no evento para ampliar a visibilidade da marca Ovos Caipira Baiano da Gema. “É fundamental para que nosso produto seja inserido em redes e mercados por toda a Bahia”, avaliou Adaize Moreira, ATEG da cooperativa.
Já a Coopes, que atua com o tradicional licuri, buscou alcançar novos públicos e agregar valor à produção. “Estamos aqui para representar nossas agricultoras e garantir que o licuri chegue a supermercados e atacadistas. Queremos que esse produto nutritivo e culturalmente importante seja cada vez mais acessível”, explicou a ATEG Débora Queiroz.
Além das degustações e da exposição, o estande apresentou o Catálogo de Produtos da Agricultura Familiar da Bahia e contou com apoio do Centro de Distribuição da Agricultura Familiar, localizado em Itapuã. A unidade dispõe de câmaras frias e capacidade para mais de 200 toneladas, oferecendo logística eficiente para atender pedidos em todo o estado.
Foto: André Frutuôso / Divulgação SDR