De Águas Claras até o Anel de Contorno: veja todas as estações da nova ferrovia Salvador–Feira

O projeto que pretende resgatar o transporte ferroviário de passageiros e cargas entre Salvador e Feira de Santana, com previsão de viagem em apenas 35 minutos, segue em análise para aprovação pelo Governo Federal. A proposta é discutida no âmbito do Ministério dos Transportes e inclui o reaproveitamento de parte da malha ferroviária já existente no estado.
Além dessa iniciativa, considerada estratégica, o governo também prioriza a execução da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
98 km de extensão e integração com outros modais
Segundo apuração do Jornal A Tarde, a nova ferrovia terá 10 estações, incluindo oito voltadas para passageiros e dois pátios de carga. A linha começará na Estação Águas Claras, em Salvador, que será integrada ao metrô, ao VLT e à nova rodoviária da capital.
O projeto também prevê o transporte de cargas, com o objetivo de facilitar a chegada de produtos ao Porto de Salvador, em articulação com a empresa TIC Bahia, responsável pelo desenvolvimento do modal.
Estações previstas
Segundo informações publicadas pelo Jornal A Tarde, as paradas planejadas para o trajeto são:
- Salvador – Estação Águas Claras (integração com metrô, VLT e nova rodoviária)
- Simões Filho – Estação de passageiros
- CCO/Retroárea Logística – Central de Operações
- Candeias – Estação de passageiros
- São Sebastião do Passé – Estação de passageiros
- Santo Amaro – Estação de passageiros
- Conceição do Jacuípe – Estação de passageiros
- Feira de Santana – Estação Noide Cerqueira (passageiros)
- Feira de Santana – Estação Rodoferroviária Contorno (passageiros)
- Pátio de carga (localização a definir)
De acordo com representantes do Trem Intercidades (TIC), a ferrovia representa um marco de modernização para o transporte no estado, combinando eficiência logística para o setor de cargas e agilidade no deslocamento de passageiros.