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De Águas Claras até o Anel de Contorno: veja todas as estações da nova ferrovia Salvador–Feira

O projeto que pretende resgatar o transporte ferroviário de passageiros e cargas entre Salvador e Feira de Santana, com previsão de viagem em apenas 35 minutos, segue em análise para aprovação pelo Governo Federal. A proposta é discutida no âmbito do Ministério dos Transportes e inclui o reaproveitamento de parte da malha ferroviária já existente no estado.

Além dessa iniciativa, considerada estratégica, o governo também prioriza a execução da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

98 km de extensão e integração com outros modais

Segundo apuração do Jornal A Tarde, a nova ferrovia terá 10 estações, incluindo oito voltadas para passageiros e dois pátios de carga. A linha começará na Estação Águas Claras, em Salvador, que será integrada ao metrô, ao VLT e à nova rodoviária da capital.

O projeto também prevê o transporte de cargas, com o objetivo de facilitar a chegada de produtos ao Porto de Salvador, em articulação com a empresa TIC Bahia, responsável pelo desenvolvimento do modal.

Estações previstas

Segundo informações publicadas pelo Jornal A Tarde, as paradas planejadas para o trajeto são:

  1. Salvador – Estação Águas Claras (integração com metrô, VLT e nova rodoviária)
  2. Simões Filho – Estação de passageiros
  3. CCO/Retroárea Logística – Central de Operações
  4. Candeias – Estação de passageiros
  5. São Sebastião do Passé – Estação de passageiros
  6. Santo Amaro – Estação de passageiros
  7. Conceição do Jacuípe – Estação de passageiros
  8. Feira de Santana – Estação Noide Cerqueira (passageiros)
  9. Feira de Santana – Estação Rodoferroviária Contorno (passageiros)
  10. Pátio de carga (localização a definir)

De acordo com representantes do Trem Intercidades (TIC), a ferrovia representa um marco de modernização para o transporte no estado, combinando eficiência logística para o setor de cargas e agilidade no deslocamento de passageiros.