Expansão do metrô em Lauro está planejada, mas faltam passageiros; saiba quando vai acontecer

A chegada do metrô a Lauro de Freitas, sonho antigo de milhares de moradores da Região Metropolitana de Salvador (RMS), ainda deve levar algum tempo para sair do papel. Segundo apuração do Portal A TARDE, com base em dados fornecidos pela CCR Metrô Bahia, empresa responsável pela operação do sistema, a ampliação até o município está condicionada ao cumprimento de metas contratuais que ainda não foram alcançadas.
De acordo com o contrato de concessão firmado com o governo da Bahia, a expansão da Linha 2 — conhecida como tramo 2 — depende de uma média mínima de seis mil passageiros por hora pico, sustentada por pelo menos seis meses consecutivos na estação Aeroporto. No entanto, os dados mais recentes da CCR, referentes ao primeiro semestre de 2025, mostram que a média registrada foi de cinco mil passageiros por hora pico, número abaixo do necessário para viabilizar a obra.
Entre janeiro e junho deste ano, o sistema de metrô de Salvador registrou uma média de 44.803 embarques diários. A Estação Aeroporto lidera o ranking de fluxo, com 5.061 usuários por dia, seguida por Águas Claras (5.045) e Pirajá (4.940). Já as estações com menor movimento são Tamburugy (324 passageiros por dia), CAB (709) e Campo da Pólvora (709), revelando uma diferença significativa no uso do sistema ao longo da linha.
A meta de ampliação segue no horizonte, mas ainda depende do aumento na demanda para que os investimentos necessários sejam autorizados. Enquanto isso, a expectativa segue alta entre os moradores de Lauro de Freitas, que aguardam a chegada do modal como uma solução para os problemas de mobilidade urbana na região.
Foto: Divulgação / CCR Metrô Bahia