
Fios elétricos caídos, cabos telefônicos expostos, arames atravessando as ruas, e do mesmo modo, postes sobrecarregados. Conjunto que promove confusão e poluição visual em toda parte da cidade, mas que em Stella Maris fica nítido que o excesso é padrão. Além disso, coloca em risco a vida de quem circula pelas ruas da região.
Nem sempre é possível saber se os fios soltos ou cabos embaralhados são oriundos da rede elétrica ou dos serviços de telecomunicação como telefonia, Internet e TV a cabo. Cada vez mais esses fios causam impacto visual e chamam atenção de motoristas, pedestres e comerciantes, que as vezes são impossibilitados de trabalhar por problemas causados por esta exposição.
Além de oferecer riscos à população, a sobrecarga de fios nos postes de energia elétrica pode danificar a estrutura da rede e até provocar acidentes mais graves, como a queda e danos a imóveis.
É o caso da Rua Professor Carlos Ott, no cruzamento para a rua Capitão Melo. Quem passa pelo local percebe o que o excesso de fios fizeram com que alguns partissem e ficassem soltos na calçada, impactando na segurança da população.
De acordo com a assessoria de comunicação da empresa de Expansão da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), os problemas relativos à fiação expostos pela reportagem são muitas vezes, provenientes de ligações de telefone, internet ou TV a cabo.
A empresa explica ainda que, o compartilhamento dos postes com essas empresas citadas, é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999, 004/2014 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e 797/2017, da ANEEL. “Com a Resolução, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender normas técnicas e comerciais específicas”.
Segundo a Coelba, os contratos celebrados entre a Coelba e as empresas usuárias dos postes explicitam detalhadamente todas as obrigações das partes, dentre elas a responsabilidade pela manutenção e fiscalização das redes por parte das respectivas empresas que utilizam os postes. Ou seja, cada empresa é responsável pela fiscalização e manutenção da rede que lhe pertence.
Também como ação preventiva a empresa realiza a implantação da Rede Multiplexada (cabos com isolamento de proteção), que garante a segurança contra choques elétricos. Em Salvador, 90% dos cabos da rede da Coelba já possuem esse tipo de isolamento.
Fonte: trbn.com.br