Mais de 100 mudas de espécies de restinga são plantadas em Praia do Flamengo; saiba detalhes

A Prefeitura de Salvador realizou nesta terça-feira (12) o plantio de 110 mudas de espécies nativas de restinga na Praia do Flamengo. Produzidas no Viveiro de Restinga da própria região, as plantas – entre elas eugênia, coccoloba, guapira e guajiru – foram cultivadas a partir de sementes coletadas na orla e no Parque das Dunas.
Segundo o secretário da Secis, Ivan Euler, esta é a primeira vez que mudas produzidas no viveiro são transplantadas para o local. “Agora conhecemos o tempo de germinação, as espécies que melhor se adaptam e as condições ideais para o cultivo em áreas com alta salinidade como esta”, explicou. A ação faz parte de um programa iniciado em janeiro que já distribuiu mais de 12,5 mil mudas em toda a cidade.
O projeto busca preservar o ecossistema de restinga, essencial para a proteção da biodiversidade e como barreira natural contra a erosão e o avanço do mar. Após a conclusão das ações em Praia do Flamengo e Stella Maris, o plantio será estendido para Piatã, Costa Azul, Amaralina e Pituba.
O diretor de Sistemas de Áreas de Valor Ambiental e Cultural de Salvador (Savan), João Resch, destacou que o viveiro tem capacidade de produzir até 36 mil mudas por ano e já mapeou novas áreas para recomposição vegetal, inclusive em Piatã. Antes de cada plantio, as equipes da Secis realizam análise técnica para garantir a viabilidade e a adaptação das espécies.
Se ligue na dica: Quem deseja solicitar o plantio de árvores em áreas públicas pode entrar em contato com a Prefeitura através do Fala Salvador (156) ou pelo e-mail plantio@salvador.ba.gov.br. A gestão municipal também oferece o serviço Disque Mata Atlântica, pelo qual podem ser solicitadas mudas e indicados locais para plantio. Além disso, é possível participar de projetos de plantio e receber orientações sobre o tipo de árvore mais adequado para cada local.
Foto: Igor Santos / Secom PMS