Reclamações sobre lixo lideram queixas na Câmara, revela vereador em evento dos 20 anos da Ouvidoria

Durante o evento que celebrou os 20 anos da Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador na última quinta-feira (10), uma declaração do atual ouvidor-geral, o vereador Hélio Ferreira (PCdoB), chamou atenção para um dado pouco esperado: a principal queixa recebida pelo canal de escuta do Legislativo soteropolitano é o acúmulo de lixo nas ruas. “Me surpreendi ao ver que a maioria das reclamações que chegam não são sobre transporte, como eu imaginava, mas sim sobre o lixo nas ruas”, afirmou o parlamentar.
A fala foi feita durante a cerimônia no Centro de Cultura da Câmara, que reuniu ex-ouvidores, autoridades e representantes da sociedade civil. O evento revisitou a trajetória da Ouvidoria, criada em 2005, e refletiu sobre os próximos passos para ampliar a participação cidadã na gestão pública. A vereadora Olívia Santana (PCdoB), autora da resolução que deu origem ao órgão, e outros nomes como o ex-vereador Odiosvaldo Vigas e o presidente da CBPM, Henrique Carballal, estiveram presentes.
A ouvidora-geral da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Karla Meura, defendeu o fortalecimento do trabalho em rede entre ouvidorias. Já a coordenadora técnica da Ouvidoria da Câmara, Thamires Almeida, destacou a importância de aprimorar a articulação institucional. Atualmente, o órgão recebe manifestações por e-mail, site oficial e WhatsApp, funcionando nos dias úteis, das 8h às 17h.