Salvador lança coleta seletiva com agendamento por WhatsApp e veículo elétrico; conheça a iniciativa

A cidade de Salvador acaba de dar um passo importante em direção a uma gestão urbana mais sustentável. Nesta segunda-feira (28), a Prefeitura lançou o projeto-piloto Roda, iniciativa inovadora de coleta seletiva porta a porta no Centro Histórico, com agendamento digital e transporte feito por triciclo elétrico. A ação será testada por cinco meses e tem como parceiros a startup baiana Solos, a cooperativa Crun e o programa internacional Urban Ocean, da Resilient Cities Network.
Durante o lançamento, no Palacete Tira-Chapéu, o prefeito Bruno Reis destacou o pioneirismo do projeto, afirmando que Salvador será a primeira cidade do Brasil a oferecer esse tipo de serviço por meio de agendamento digital direto com os moradores. “Vamos transformar o Centro Histórico em referência de inovação e sustentabilidade urbana”, afirmou.
A coleta será realizada de segunda a sexta-feira, abrangendo bairros como Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde, Rua Chile, Dois de Julho, Carlos Gomes e parte da Avenida Sete. O agendamento pode ser feito via WhatsApp, no número (71) 99957-8803, ou pelo link: alimentesolos.rds.land/roda-salvador. Os resíduos recicláveis devem ser limpos e separados corretamente para serem recolhidos.
Além de estimular a coleta seletiva, o projeto aposta na valorização dos catadores e no fortalecimento da economia circular. “Sustentabilidade só é completa quando gera renda digna. Com o apoio técnico e de gestão, queremos garantir segurança e valorização para quem trabalha na base da cadeia”, explica Saville Alves, da Solos.
O secretário Ivan Euler (Secis) reforça que a meta é não apenas ampliar a reciclagem — ainda abaixo de 10% no Brasil, segundo a Abrema —, mas também contribuir com a redução da emissão de gases de efeito estufa e o combate às mudanças climáticas.
O Roda se soma a outras ações da gestão municipal, como o programa Recicla Salvador, com 20 pontos fixos de troca de resíduos por alimentos e benefícios. A expectativa é que, após o piloto, o modelo seja expandido para outras áreas da cidade.