Viu um carro abandonado aí? Prefeitura remove sucatas das ruas de Salvador; saiba como denunciar

A operação “Cidade Dez, Sucata Zero”, coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), chega aos 12 anos de atuação em outubro, acumulando resultados expressivos. Desde o início do programa, quase 15 mil veículos inservíveis e sucatas foram retirados das ruas de Salvador. A iniciativa vai além da remoção de carros abandonados, abrangendo também outros materiais deixados em vias públicas, como barcos, geladeiras e diversos objetos que comprometem a ordem urbana.
Com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), as ações têm impacto direto na mobilidade, na limpeza da cidade e na saúde pública. Apenas em 2024, já foram emitidas 377 notificações e removidas 355 carcaças. Para o secretário da Semop, Décio Martins, a operação é fundamental para manter a cidade organizada e segura. “É cuidar e zelar. Removemos barcos e veículos abandonados que podem atrair animais peçonhentos ou até servir de esconderijo para criminosos. Também é uma questão de estética e ordenamento urbano”, destacou.
As vistorias ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com o uso de caminhão munck, guincho e, quando necessário, acompanhamento de agentes da GCM. As ações têm como ponto de partida as denúncias feitas pela população, que pode acionar o serviço pelo telefone 156. Antes da apreensão, o proprietário é notificado e tem até 72 horas para providenciar a remoção. Em casos de risco, a retirada é imediata.
O material recolhido é encaminhado ao Setor de Guarda de Bens (Segub), na sede da GCM, na Avenida San Martin. Para reaver o bem, o proprietário deve apresentar documento com foto e comprovação de propriedade, além de pagar a multa. O prazo para retirada é de 60 dias; após esse período, os itens não reclamados vão a leilão.
Foto: Bruno Concha / Divulgação Prefeitura de Salvador